A IA do Google atinge o "nível mais alto" do StarCraft II ao derrotar os melhores jogadores


Como parte de outra conquista da Inteligência Artificial, agora ele pode derrotar humanos em um videogame popular - StarCraft II - e atingir o nível mais alto de todos os tempos.

A AlphaStar da DeepMind

A AlphaStar Artificial Inteligence, desenvolvida pela DeepMind, ala de inteligência artificial do Google, pode jogar StarCraft II completamente, derrotar humanos e, finalmente, atingir o nível mais alto do jogo, chamado de nível Grandmaster. A IA conseguiu atingir 99,8% de todos os outros jogadores no Battle.net e superou as três corridas StarCraft II: Protoss, Terran e Zerg.

Várias técnicas de aprendizado de máquina, como redes neurais, métodos de auto-reprodução, aprendizado de vários agentes e aprendizado de imitação, foram usadas para treinar o AlphaStar e finalmente alcançar a inovação.

AlphaStar jogou StarCraft anteriormente!

Para quem não soube, o AlphaStar jogou StarCraft II em nível preparatório contra dois dos melhores jogadores do mundo. Enquanto a IA derrotou os jogadores em um ponto, os jogadores também a derrotaram em outro, sugerindo que ambos precisavam de melhorias. Desta vez, o AlphaStar enfrenta condições semelhantes às dos humanos durante o jogo.

As condições incluem ver o mundo através de uma câmera, limites mais fortes de suas ações e jogabilidade em um servidor oficial de jogos com as mesmas condições que as dos humanos.

Como é que ganhar StarCraft II é um avanço?

StarCraft II é um dos videogames mais populares e complexos que existem por aí. Ser capaz de vencer o jogo sobre os seres humanos é uma conquista para a IA, porque a natureza complexa e aberta do jogo é um desafio para a IA. Outro aspecto do jogo é que ele tem até 1026 ações possíveis, e isso exige que a IA procure todas as ações possíveis, tome uma decisão e aplique-a para ganhar ou perder.

Conquistas anteriores da IA

Como lembrete, os pesquisadores desenvolveram algoritmos de IA que venceram com sucesso os seres humanos no jogo de xadrez, Go, damas e até mesmo Dota 2.

Recentemente, a divisão de IA do Facebook desenvolveu o Pluribus para derrotar jogadores profissionais de pôquer no popular formato de pôquer Texas Hold'em sem limite de seis jogadores.

FONTE: DeepMind

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.